Ácido Fórmico
ÁCIDO FÓRMICO
Ácido Fórmico 85%
SINÔNIMOS: Ácido Metanoico; Ácido Amínico; Ácido Formílico e Ácido Hidrogeno-carboxílico.
O Ácido Fórmico é um líquido incolor à temperatura ambiente, cujo ponto de ebulição é igual a 100,5ºC e a constante de dissociação ácida (Ka) é igual a 1,80 . 10-4. Trata-se do ácido carboxílico de fórmula estrutural mais simples, conforme mostrado abaixo:
Fórmula: CH2O2
Densidade: 1,22 g/cm³
Massa molar: 46,03 g/mol
IUPAC: Formic acid
Ponto de ebulição: 100,8 °C
Ponto de fusão: 8,4 °C
CAS No. 64-18-6
Em temperatura ambiente, ele é incolor, líquido, cáustico, de cheiro forte e irritante. Entre suas aplicações podemos citar que ele é usado como mordente, na produção de monóxido de carbono, no tratamento contra reumatismo, na produção de ácido oxálico, como germicida, como desinfetante, e na produção de outros produtos orgânicos.
Atualmente, o ácido fórmico é obtido por meio da reação entre monóxido de carbono e soda cáustica. Essa reação é uma técnica similar à desenvolvida em 1855 pelo químico francês Marcellin Berthelot (1827- 1907). A seguir temos essa reação, em que se obtém primeiramente o metanoato de sódio, que, depois de reagir com o ácido sulfúrico, produz o ácido metanoico como um dos produtos:
Diferentemente dos outros ácidos carboxílicos, o ácido fórmico possui o grupo funcional dos aldeídos, o que lhe confere a propriedade de agir como redutor. Reduz os reativos de Fehling e de Tollens, sendo oxidado a gás carbônico e água.
Especificação
Aplicações:
Catalisador Químico
O ácido fórmico é um catalisador intermediário na produção de vários compostos químicos e farmacêuticos como: cafeína, enzimas, antibióticos, adoçantes artificiais, agentes protetores de plantas, plastificadores de PVC e antioxidantes para borracha.
Tingimento/Curtimento
No tingimento de fibras sintéticas e naturais, o ácido fórmico regula o PH e é também utilizado para impregnar têxteis à prova d’água. Na indústria de couro, o ácido fórmico é usado no processo de tingimento, limpeza, eliminação de fungos e como auxiliar no processo de curtimento.
Armazenagem em silos
O ácido fórmico é utilizado como conservante na armazenagem de alimentos e rações verdes.
Limpeza e desinfecção
O ácido fórmico é usado como um aditivo em produtos comerciais de limpeza como: removedores de ferrugem, limpadores multiuso, desengraxantes e produtos de lavanderia profissional. Além disso, é utilizado na desinfecção de barris de madeira para vinho e cerveja, graças às suas propriedades bactericidas.
Dessulfurização de Gás Combustível
Outra aplicação do ácido fórmico é no controle de pH do processo Saarberg-Hoelter-Umwelttecnik (SHU) de dessulfurização de gás combustível. A maioria dos combustíveis fósseis contém enxofre que, quando queimado, libera no ar o dióxido de enxofre. O processo SHU consiste em capturar esse enxofre pela passagem do gás combustível, através de uma suspensão de pedra calcaria contendo o ácido fórmico. O dióxido de enxofre reage com a pedra calcaria, formando gesso (sulfato de cálcio).
Coagulação da borracha
Um dos usos tradicionais do ácido fórmico é na coagulação da borracha natural, que é produzida principalmente no sudeste da Ásia. O leite de látex é extraído de seringueiras e misturado ao ácido fórmico, para produzir a borracha coagulada (que é depois processada em pneus e vários outros produtos de borracha).
Embalagem: Bombonas de 25 kg, 35 kg e IBC 1200 kg
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E DESENVOLVIMENTO
Todas as informações contidas neste documento são fornecidas em boa fé e baseadas no nosso conhecimento atual. São apenas indicativas e, de nenhuma forma, configuram responsabilidade por infrações ou prejuízos a terceiros pelo uso de nossos produtos. Nós garantimos que nossos produtos atendem plenamente nossas especificações comerciais.
Estas informações não devem ser usadas em substituição a testes prévios necessários para que se assegure que o produto é adequado para a aplicação pretendida. Os usuários são responsáveis por assegurar o cumprimento das legislações locais e pela obtenção de certificados e autorizações requeridas. Solicitamos aos usuários que verifiquem se possuem a última versão disponível deste documento e nos colocamos à inteira disposição para o fornecimento de informações adicionais.